Alo Hipócrates - 

A reprodução de todo o contéudo deste site é proibida de acordo com a lei 9.610.

É proibida a cópia do conteúdo deste site sem o conhecimento e a devida autorização de seus autores.

Ao citar um conteúdo deste site você deve indicar a fonte e inserir o link para o alohipocrates.com.

©2019 by Alo Hipócrates.

CURSO DE HISTÓRIA DA MEDICINA

Arquivos para Download


“A história da Medicina se identifica com a história da Humanidade. Do empirismo dos povos primitivos até as últimas descobertas do Nobel, a evolução da Medicina reproduz a evolução do pensamento humano. Percorrer este longo caminho é como viver uma inesperada e fascinante aventura.”

Giuseppe Penso


Há diversas formas de se estudar a evolução do ser humano desde o seu aparecimento na Terra. A história da humanidade é paralela à história da medicina. O estudo conjunto de ambas nos mostra que a história da medicina sofreu a influência de vários fatores que estavam evoluindo concomitantemente. Por outro lado, coisa alguma afetou a história humana como as doenças, o sofrimento, a morte e a consequente necessidade de entender esses fenômenos e combatê-los.


A medicina nasceu com a primeira dor, com o primeiro desconforto, com os primeiros ferimentos e com a tentativa de entender, combater ou amenizar essas situações inesperadas de sofrimento. O conhecimento do sofrimento vivido pelos doentes e também por seus médicos de então, torna o médico atual mais humano e nos dá a noção da continuidade necessária ao processo científico.


A história da medicina nos ensina, entre muitas outras coisas, a entender alguns termos e suas etimologias. Talvez alguns médicos não saibam, por exemplo, que as artérias são assim denominadas porque os antigos acreditavam que por elas circulava o ar ou que o nervo frênico tem esse nome porque o diafragma está intimamente relacionado, em termos anatômicos, com o baço – que se acreditava ser a sede das emoções (phren dos gregos significa “mente”).


Nossas disciplinas têm aulas iniciais abrangentes, um verdadeiro resumo de toda a história médica. A seguir temos aulas sobre a história do diagnóstico clínico, da cirurgia, da oncologia e do papel das mulheres na medicina, assuntos que sempre despertam grande curiosidade e interesse.


A medicina é uma das atividades mais fascinantes e respeitáveis que o ser humano pode exercer. O conhecimento de sua história propicia, aos médicos e estudantes de medicina, o orgulho de serem continuadores dessa epopéia da humanidade, a manterem a dignidade da profissão e a compreenderem seu indissociável sentido humanístico.

Roteiros de Aula

O objetivo dos roteiros das aulas ministradas é orientar o estudo e a pesquisa sobre os temas discutidos. Não têm a pretensão de esgotar o assunto e sempre apresentam bibliografia e textos sugeridos para que os interessados possam saber mais.


Esses textos são constantemente revistos e atualizados.

1. HISTÓRIA DA MEDICINA

2. MEDICINA PRÉ-HISTÓRICA